Gat Airsoft

O MOSFET e suas vantagens no airsoft

MOSFET (Metal–Oxide–Semiconductor Field-Effect Transistor) significa Transistor de Efeito de Campo de Óxido de Metal Semicondutor. Simplificando e um transistor que atua como um interruptor eletrônico que diminui o tempo de resposta e protege contra a alta descarga da bateria.  Na AEG, o MOSFET é um portão eletrônico entre o gatilho e o motor no Gearbox. 

Sua função é preservar o contato do gatilho, regulando a corrente que sai da bateria e corre ao sistema do gatilho.  Quando o gatilho é totalmente pressionado os contatos são fechados, liberando energia para o ciclo da arma.

  O MOSFET não permitirá o disparo até que o circuito elétrico seja firme e completamente fechado.  Uma conexão fraca forma um arco elétrico, que cria formação de carbono nos contatos do gatilho.  

 O Mosfet é importante porque as baterias não dão um fluxo constante ou energia elétrica regulada. Isto pode causar formação de carbono no contata do gatilho que basicamente acarretará dois problemas:


1.    Fará os contatos se aderirem e periodicamente causará disparos contínuos da arma em modo semi-automático, ou até mesmo em modo automático, depois que o gatilho seja liberado.2.    Dificultará a o fechamento do circuito elétrico do contato, interrompendo a passagem da corrente quando o gatilho for apertado. Isso poderá ocorrer por carbonização ou por corrosão.    

Atualmente existem vários modelos de Mosfet no mercado, muitos dos quais ultrapassam sua função básica. A maioria dos Mosfet já possui fusível, oferecendo proteção contra aquecimento e curtos circuitos. Alguns modelos mais sofisticados possuem Micro Unidades de controle que possibilitam programar os modos de disparos além do padrão (Semi e Auto), como por exemplo: disparos semiautomáticos, três disparos e automático ou somente Semiautomático e três disparos.

É comum ouvirmos que somente as baterias LIPO requerem MOSFET.  Na verdade o Mosfet é uma recomendação para qualquer arma com bateria acima 8.4v. Até mesmo uma bateria  NiMh de 9.6v causará a carbonização no contato do gatilho, entretanto muito mais lento. No entanto, as baterias Lipo são as únicas que têm a configuração de taxa de descarga acima de 20 C, e provavelmente esse foi o motivo de sua fama.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: