Gat Airsoft

HISTÓRIA DO AIRSOFT

AIRSOFT é um esporte razoavelmente novo e crescente que atrai muitos adeptos a cada ano. Vêm atraindo homens e mulheres, jovens e adultos, militares e aficionados em videogame, enfim todo tipo de pessoas que buscam na prática dessa modalidade um propósito que satisfaça suas necessidades, sejam elas recreativas, esportivas ou mesmo profissionais.
A origem de armas de Airsoft iniciou no Japão.

No Japão, as leis de armamento são muito rígidas e é ilegal para os cidadãos privados possuírem uma arma de fogo. Contudo, réplica de armas de fogo é perfeitamente legal e durante muito tempo encontra-se disponível em estantes de lojas no Japão. 


Nos início de 1980, uma novidade sem igual foi inventada no império de réplica de armas. Especificamente, fabricantes inventaram uma arma que podia atirar esferas com o uso de gás enlatado. Basicamente, a liberação do gás comprimido após apertar um gatilho impeliria as esferas plásticas a altas velocidades e precisão. Estas armas ficaram freneticamente populares no Japão e venderam expressivamente bem. No princípio, estas armas eram basicamente usadas para exercício de tiro ao alvo, porém, com o tempo seu uso se expandiu para jogos combativos. Pelo fato da munição ser esferas plásticas de 6 mm e 8 mm, a habilidade para atirar num oponente extraiu o risco de danos severos. Esta certamente foi à dianteira para a rápida popularidade de vários Clubes de jogos no Japão. 


Muitas das mesmas razões que forneceram a popularidade dos jogos no passado são as mesmas razões que fazem o Airsoft popular hoje. Em particular, as influências da popularidade estão arraigadas na história militar, cultura popular, jogos de estratégia e recreação. 


Enquanto os jogos de Airsoft podem ter começado no Japão, a atração destes jogos não foi limitada a qualquer área geográfica particular. Considerando que a internet ainda não estava acessível ao público em 1980, as notícias sobre essa modalidade não avançaram muito depressa. Assim, a popularidade do Airsoft começou do epicentro do Japão e então lentamente esparramou-se aos países asiáticos vizinhos. 


Com o tempo, o Airsoft chegou à América e Europa no inicio de 1990. Hoje, a popularidade do Airsoft se tornou maior que se imaginaria. Há centenas de campos de jogos que incorporam atividades sob uma variedade de conceitos e regras diferentes. Muito desta popularidade foi abastecido pelo crescimento dos jogos de Paintball, que teve sua origem no USA. Mas, o Airsoft parece atrair atualmente mais adeptos que o Paintball por poder alcançar uma configuração extremamente realística. 


Ainda que as leis no Brasil sejam confusas e contraditórias, o esporte é legalizado e esperamos que cada vez mais haja um julgamento positivo e benéfico a esse esporte. O Airsoft é uma atividade de integração e socialização entre pessoas de todas as classes, crença e raça.

O jogo desportivo em que os participantes simulam ações militares ou policiais utilizando armas de pressão, conhecido como airsoft, ganha cada vez mais adeptos pelo mundo. No entanto, muitos dos praticantes do esporte não conhecem a real história e as origens do airsoft e é sobre isso que falaremos hoje. Então, se você é um amante das táticas militares, não deixe de ler.

A popularização

Com o “boom” tecnológico dos anos 90, a indústria de videogames passou a investir muito em jogos de guerra e, além disso, o cinema sempre retratou esse universo em diversos longas-metragens de sucesso.

Toda essa influência da cultura pop fez com que os admiradores das práticas militares buscassem por algo mais real e assim o airsoft se tornou popular no meio.

Nos primeiros anos, a grande maioria dos praticantes do airsoft eram jovens do sexo masculino fascinados pelo conceito mítico do herói das histórias de ação e aventura. No entanto, com o passar dos anos, o número de praticantes aumentou, atingindo também outros públicos. Hoje em dia existem até mesmo mulheres que praticam o airsoft, participando de um universo que no início era predominado por pessoas do sexo masculino.

O airsoft no Brasil

Em nosso país, o airsoft começou a se popularizar a partir do ano 2003 com a fundação do fórum Airsoft Brasil. A partir daí as armas começaram a ser conhecidas pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, órgão ligado ao governo nacional que regula os produtos controlados do país. Dessa época surgiram as primeiras equipes de Airsoft no Brasil, como o G.E.A.R de Curitiba e o WKG do Rio de Janeiro.

Nos anos seguintes o esporte ganhou os primeiros adeptos em território nacional.

Em 2007, foi homologada a Portaria nº 006 – D LOG, que aprova as normas reguladoras da fabricação, venda, comercialização e importação de simulacros de armas de fogo e armas de pressão.

A partir da data de publicação da portaria, ficou mais fácil praticar airsoft no Brasil e o número de adeptos cresceu consideravelmente desde então.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: