Gat Airsoft

Entenda como o Airsoft pode te ajudar no tratamento de ansiedade

O tratamento da ansiedade tem sido cada vez mais procurado devido a esse ser um dos grandes males da sociedade atualmente. Rotinas muito atribuladas, necessidade constante por demonstrar resultados e pressão em todas as áreas são alguns dos fatores que contribuem de forma negativa para esse problema.

No entanto, algumas atitudes pessoais podem ser desenvolvidas para diminuir os níveis de ansiedade e fazer com que o indivíduo fique mais tranquilo e seguro diante de situações cotidianas. Nesse ponto, alimentação leve e prática de esportes, como o Airsoft, auxiliam de modo significativo.

Ficou interessado em entender melhor sobre a ansiedade e como a prática desportiva e outras medidas auxiliam no controle desse mal? Então, este post é para você! Continue a leitura e confira.

Como a ansiedade funciona

No dicionário, a ansiedade é um estado psíquico de medo ou algum tipo de apreensão que é provocado pela antecipação de efeitos de uma situação desagradável ou perigosa.

Esse tipo de mal, como dissemos, atinge várias pessoas na sociedade atual. Seus efeitos e as consequências produzidas podem ser apresentados de forma mais moderada ou, em alguns casos, de modo mais sério.

É preciso ter em mente que a ansiedade é uma emoção normal de todo ser humano. Antes de dias importantes no trabalho, eventos, provas, decisões difíceis, dentre outras, é natural se sentir ansioso. É aquele famoso “friozinho na barriga”.

O que não é normal é que esse tipo de sensação extrapole os limites e esteja sempre presente em todos os dias na vida de uma pessoa, impedindo-a de tomar decisões ou atrapalhando o fluxo natural da sua vida.

Pessoas que padecem desse distúrbio acabam se sentido preocupadas e amedrontadas demasiadamente. E isso se manifesta diante de situações rotineiras. Além disso, podem aparecer sintomas físicos, que podem ser difíceis de controlar. Dentre eles podemos citar:

  • aceleração dos batimentos cardíacos;
  • respiração ofegante;
  • problemas intestinais;
  • queda de pressão;
  • dores nos olhos etc.

Nesses casos, entender como tratar a ansiedade é a melhor saída. Esse tipo de ajuda beneficiará a pessoa ansiosa permitindo que ela supere suas dificuldades e passe a ter uma vida normal novamente.

Quando falamos em tratamento, já nos vêm à cabeça a ideia de um hospital, profissionais da saúde, dentre outras coisas. A boa notícia é que esses distúrbios de ansiedade podem ser atenuados ou até eliminados com a implementação de alguns hábitos na rotina.

Como já ressaltado, a atividade física e ansiedade são antagonistas e a prática desportiva mostra-se como uma aliada fundamental. Você pode passar a praticar esportes que utilizem gasto calórico associado ao raciocínio. Assim, você libera os chamados hormônios da felicidade e faz com que seu cérebro trabalhe melhor.

Tratamentos para a ansiedade

É fato que nós não podemos brincar com a ansiedade. Se esse tipo de comportamento toma proporções alarmantes, é preciso que a pessoa que sofre desse distúrbio peça ajuda e passe a tomar medidas que atenuem os sintomas.

O tratamento da ansiedade é realizado de acordo com os níveis que o problema atingir. Esses níveis serão determinados com base nos sintomas apresentados e na frequência com que se manifestam. A depender da intensidade do caso apresentado, haverá necessidade de psicoterapia e ministração de medicamentos como antidepressivos ou ansiolíticos.

No entanto, em qualquer caso de ansiedade, desde o mais leve até o mais severo, é altamente recomendado pelos profissionais da saúde que as pessoas passem a realizar atividades físicas, pois elas ajudam a reduzir o estresse corporal e promover uma sensação de relaxamento.

Nesse sentido, além de baixarem os níveis de ansiedade e minimizarem seus sintomas, contribuem para uma vida saudável.

Além da prática desportiva, a alimentação pode ser um fator determinante para combater os efeitos da ansiedade. Alguns alimentos possuem nutrientes essenciais que atuam no combate ao estresse, potencializando os níveis da serotonina (hormônio da felicidade). Dentre eles podemos citar:

  • óleos minerais;
  • peixes;
  • frutas cítricas;
  • carboidratos complexos, como a banana e mandioca;
  • vegetais diversos.

O desenvolvimento de uma dieta balanceada que modifique hábitos alimentares e equilibre nutrientes é essencial para que uma pessoa ansiosa tenha uma vida mais leve e esteja com a mente mais aquietada.

Qual é a relação entre atividade física e ansiedade?

Falando mais especificamente dos benefícios do esporte no tratamento da ansiedade, nos cabe ressaltar que a relação entre esses dois pontos é muito grande. Pacientes diagnosticados com transtornos de ansiedade encontram na prática de atividades físicas oportunidades de relaxamento, prazer e superação pessoal.

O nosso corpo, durante e depois de práticas de exercícios físicos, libera hormônios como a endorfina, ocitocina e dopamina, que são reconhecidos por promover a sensação de bem-estar geral. Além do que estimulam a produção natural do hormônio do crescimento, GH.

Ressaltamos, ainda, que os esportes coletivos apresentam um diferencial a mais no tratamento da ansiedade. Eles desenvolvem o espírito coletivo e incentivam a socialização de pessoas ansiosas bem como auxiliam a superar dificuldades de relacionamento interpessoal.

Esportes coletivos e que provoquem seus participantes a utilizarem o raciocínio para conquistar objetivos, então, atuam de forma espetacular e reduzem a ansiedade em níveis impressionantes.

O Airsoft mostra-se como uma prática esportiva muito interessante e uma aliada fundamental de pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade. O Airsoft e ansiedade como elementos opostos aprimora sensações como:

  • o espírito de competição;
  • o trabalho em equipe;
  • o esforço físico como aliado para a conquista dos objetivos;
  • o raciocínio em prol de estratégias benéficas ao se time, dentre muitas outras.

Esses benefícios traduzidos em emoções vivenciadas durante uma partida de Airsoft são fundamentais para que uma pessoa ansiosa relaxe e passe a viver de modo diferente. As vantagens produzidas pelo Airsoft no tratamento da ansiedade podem ser observadas no começo  dessa prática esportiva.

O indivíduo passa a enxergar seus objetivos de outras maneiras e se valorizar muito mais, esquecendo de seus medos e angústias.

Portanto percebemos que o tratamento da ansiedade está muito ligado a mudanças de hábitos e inserções de novas atividades na rotina de quem sofre desse mal. Procure inserir os alimentos que indicamos na sua dieta e pratique esportes.

Considere se engajar no jogo de Airsoft. Suas vantagens são inúmeras e elas vão atenuar ou até eliminar todos os seus sintomas e entender como tratar a ansiedade. Assim você vive mais feliz e aproveita mais momentos e pessoas amadas.

Este post foi útil para você? Então deixe um comentário e compartilhe conosco e com outros leitores as suas experiências sobre o Airsoft e ansiedade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: